Pesquisa:

sábado, 26 de setembro de 2015

Maze runner: Prova de fogo - Livro/Filme



      Olá, pessoal

      Há alguns dias fiz uma postagem falando sobre a estreia do filme “Maze runner: Prova de fogo” e hoje, depois de já ter visto o filme, vou fazer algumas comparações dele com o livro. (Se você não viu/leu “Maze runner: Correr ou morrer” não vai entender nada desse post e... contem spoilers). 




               
      As diferenças existentes entre os dois são bem aparentes, mas não podemos reclamar, pois o filme ficou tão bom quanto o livro.
               
      Depois de saírem do labirinto Thomas e os outros ex clareanos acreditam terem sido resgatados do CRUEL e levados a uma sede de outra empresa ou algo do tipo, mas depois eles descobrem que nada disso passou de uma farsa e que CRUEL ainda os domina, no local em que se encontram eles acham pessoas que vieram de outros labirintos, inclusive de um em que todas eram garotas, exceto por Aris, que era meio que a Teresa do outro labirinto. Nessa continuação o grande desafio enfrentado pelos ex clareanos será um deserto, cheio de Cranks (Se você não sabe o que são cranks. Primeiro precisa entender o que é fulgor: é uma doença que se alastrou pelo mundo, em que as pessoas infectadas começam a perder o sentido e o raciocínio, viram criaturas abominantes e sanguinárias, crank é o nome dado a pessoa que possuí o fulgor. No estagio final da doença os cranks lembram zumbis.), chuvas extremamente perigosas e cheias de raios matadores, sem falar no calor desconcertante que um deserto possuí. Os personagens começam a ter uma ideia do por que CRUEL os mandou ao labirinto, tudo era com o proposito de alcançar variáveis, tudo o que eles queriam era testar as reações dos adolescentes sobre diferentes formas de adrenalina para no fim encontrarem uma cura para o fulgor. 

           
        Pessoa com fulgor. Se você está achando feio, olha que essa foto nem é de alguém que nem está no estagio final.             
Aris.



      Além de Aris, outros personagens também entraram nessa segunda parte, como Brenda e Jorge, que ajudam os garotos a enfrentarem o deserto. Brenda tem um meio romancezinho com Thomas e parece ser realmente apaixonada por ele, no livro é mais aparente, mas no filme também dá pra percebermos.  

 
Brenda. 

Jorge.


      No momento em que os personagens vão para o deserto as histórias já começam a mudar. No livro: os ex clareanos são mandados pelo CRUEL ao deserto como um novo desafio que busca mais variáveis e eles são obrigados a ir, pois quem ficasse seria morto. No filme: Os garotos e Teresa descobrem que as pessoas do “acampamento” em que estão não são tão certinhas assim, que elas escondem algumas muitas coisas e por isso eles decidem fugir para o deserto.
      Os estágios do fulgor também são diferentes. No livro, depois que pegam fulgor as pessoas ainda demoram muitas semanas ate que percam o total equilíbrio lógico, mas no filme isso acontece de forma bem rápida. 
      No filme existe um grupo chamado "braço direito", que é contra o CRUEL e os personagens passam todo o filme a procura dessa comunidade com o intuito de que eles possam ajuda-los e já no livro A prova de fogo esse grupo não existe, mas no "A cura mortal" sim, acho que eles meio que misturaram. No Prova de fogo o objetivo dos ex clareanos + Brenda e Jorge é encontrar o chamado Refugio Seguro, mas esse é um lugar que pertence ao CRUEL. 
      No livro, Thomas, Minho, Newt e os outros recebem tatuagens que servem meio que como previas do que eles são ou o que acontecerá com eles durante a história, coisa que não existe no filme. Na tatuagem de Minho está escrita a palavra "Líder" e ele realmente se torna o líder dessa jornada, o que foi algo bom, já p que está escrito na de Thomas, não pode ser considerado algo animador, pois está escrito: "a ser matado pelo grupo B (grupo das garotas e de Aris)", mas fiquem tranquilos por que isso não se realiza. Teresa não possuía uma tatuagem, mas na porta de seu quarto no "acampamento" do CRUEL estava escrito: "A traidora" e com ela se concretizou e mais uma vez de formas diferentes no livro e filme.  No livro ela é extremamente traidora e por um momento Thomas e nós leitores passamos a odiá-la e desejamos mata-la. No filme ela também trai Thomas, mas os produtores colocaram um motivo por traz disso tudo, o que nos faz pensar sobre, e acabamos perdoando-a com mais facilidade, acrescentaram histórias sobre sua mãe e coisas bem sentimentais, diferente dos “motivos” que ela tem no livro.  Ainda sobre Teresa, no livro ela tem grande ligação com Aris, mas no filme isso não existe.

Kaya (Teresa) postou essa foto com Jacob Lofland (Aris) em seu instagram.

       Apesar das diferenças o filme manteve a essência do livro e isso foi muito bom, além do que é ótimo poder dar um rosto definido aos personagens que nós tanto imaginamos ao longo da leitura. Gostei muito do filme pela história, pois é maravilhosa e também pelo realismo nas cenas de ação, os cranks ficaram tão perfeitamente assustadores que admito ter ficado com um pouco de medo em algumas partes do filme. Os atores são espetaculares, tanto os que já haviam participado quanto os que entraram nesse. Eu amei.
      Aproveitando que falei sobre atores no ultimo paragrafo, queria contar a quem ainda não sabe que a linda e talentosa, Kaya Scodelario (Teresa), veio ao Brasil juntamente com o Giancarlo Esposito (Jorge) para a pré- estreia de Maze runner e os fofos deram muitas entrevistas e foram super-simpáticos, a Kaya inclusive fala Português, a mãe da atriz é brasileira e fez questão de ensinar a língua para a filha, o que a torna ainda mais fofa. Abaixo coloquei alguma entrevistas que os dois fizeram a programas ou canais do youtube:
                
                                         Canal "Perdido nos livros" 


 
                                         Canal "Foquinha"

      Daqui para baixo as entrevistas foram feitas apenas com a Kaya:




                                          Programa "The noite"

                                          Canal "Frederico Devito"

                                          Canal "Papelpop"


      Se você ainda não assistiu, eu indico, pois é um filme fantástico. Leia o livro também e repare bem nas diferenças... Se deixamos alguma passar, comente ai embaixo!

                                                                                                           Beijos!
                                                                                                                         M.E.

segunda-feira, 21 de setembro de 2015

Awkward

      Olá, pessoal!

      No post de hoje falaremos um pouco sobre a serie de história colegial da MTV, Awkward...


   
      A personagem principal dessa serie é a Jenna Hamilton, uma garota tímida e sem nenhuma popularidade que vê a oportunidade de se tornar conhecida após passar "uma noite" com o garoto mais desejado do colegio, Matty Mckibben, só que não aconteceu bem como ela imaginava, Jenna quebra o braço e não fica nem um pouco bonita com isso, além de ser acusada de tentar suicídio. Depois que chega na escola percebe que o garoto não contou a ninguém do ocorrido e que ele faz o máximo para esconde-la, ele queria continuar com o "relacionamento" dos dois, mas as escondidas.

Jenna.

                    
              Matty. 

















                                        

      A história começa a mudar quando Jake (o melhor amigo de Matty) se diz apaixonado por Jenna, os dois começam a sair juntos, ele ate a convida para o baile e é só ai que Matty começa dar valor a garota, o que é uma parte bem interessante da serie, pois mostra um pouco da realidade, realmente somos assim, só damos valor a algumas coisas depois que vemos outros felizes com elas. Awkward nos mostra muito da realidade, não é uma daquelas series falsas em que tudo dá certo, nesta os personagens se dão mal frequentemente e você chega a pensar "Nossa! Esses não tem um pingo de sorte.", mas isso faz a serie ser encantadora, retrata a vida como ela é, com altos e baixos. 


 
Jake.


      Jenna possuía um blog, que servia meio que como um diário pra ela e com isso, nós, pessoas que assistem a serie nos sentimos mais perto dela, pois quando ela conta para seu "diário" parece que é para nós. Jenna também compartilha de seus pensamentos conosco e assim a compreensão da história fica muito boa.




       Awkward também tem outros personagens que são muito importantes, como Sadie, que a principio é a malvada da história e que atormenta a todos com seu humor negro e sua franqueza, porém que depois ela diminui com sua maldade, só que sem deixar sua essência "do mal". Tem a Tamara que é a melhor amiga de Jenna e é uma das mais doidinhas da serie ao lado de Lissa, melhor amiga de Sadie.

Tamara.

 
Sadie.

 
Lissa.
     

       Podemos chegar a dizer que a mãe de Jenna é uma mãe dos sonhos, pois ela é super liberal e por ser jovem entende a filha como ninguém, o problema é que ela ainda se acha "a novinha" e é muito egoísta por isso, ela só pensa nela mesma e as vezes magoa muito a sua filha. Na verdade, Awkward é o lugar das mães malucas. tem tantas... acho que isso fez com que os filhos também fossem malucos, resumindo: todo mundo da serie é. Tem horas que você pensa: "Que coisa mais doida e sem sentido!". 

Mãe de Jenna.

      A serie não possuí um personagem que podemos chamar de vilão, em Awkward o grande vilão é conhecido como vida.




      Depois de Matty e Jake, Jenna namora muitos outros garotos e ao longo da serie você percebe que se tem uma coisa que ela faz, isso se chama namorar. Na foto abaixo você pode ver todos os namorados que a garota já teve ate agora (5° temporada) e ainda está faltando um. 


    

      Namorados vão, namorados vem, mas o verdadeiro amor dela foi, é e sempre será o Matty, eles podem dizer que são amigos, porém que todos sabemos o que eles realmente sentem e eles são tão fofinhos juntos.




      Enfim... Awkward é uma boa serie, eu gosto, mas não posso deixar de dizer que eu já vi melhores. Ela é daquele tipo que você gosta, mas não pode ser classificada como "A SERIE", pelo menos não por mim, não sei por você.   

      Se você ainda não viu, veja! 
      Nos conte o que achou.

                                                                                                           


                                                                                                          Beijos!

                                       M.E.



quinta-feira, 10 de setembro de 2015

Maze Runner


      Olá, pessoal!
      Hoje falaremos um pouco sobre Maze Runner, a serie de livros que encanta a milhares de pessoas. No post de hoje falarei apenas por alto sobre a história do primeiro livro...





      Tudo começa quando Thomas (Dylan O'brien) chega a Clareira (nome dado ao local onde ele chegou por meio de um elevador) e lá encontra muitos outros garotos que o explicam como tudo ali funciona, lá existem plantações e diversos trabalhos, como os da cozinha e limpeza, mas assim que chega, Thomas se encanta com o trabalho dos corredores... é o seguinte: a Clareira é cercada por imensos muros e o local não possui saída, exceto por um labirinto formado pelos muros, o trabalho dos corredores é mapiar o labirinto, procurando uma saída, todo dia ao amanhecer eles saem e devem correr, pois são obrigados a voltar antes de o anoitecer, pelo motivo de que nesse horário as "portas" do labirinto se fecham e os garotos ficam isolados na clareira, o que é bom por que a noite criaturas monstruosas chamadas verdugos aparecem do lado de lá das enormes paredes assustando, mesmo que apenas pelo som. Um grande problema existente na vida dos moradores da Clareira é que todas as noites (no momento em que as portas estão fechadas) os muros do labirinto se movem, mudando um pouco do labirinto a cada dia.



Thomas



Minho, líder dos corredores

Verdugo

      Uma vez por mês o elevador chega com um novo garoto e a história sempre é a mesma, eles não se lembram de nada além de seus nomes, não se lembram da família, de onde vieram, o que faziam e nem mesmo de seus sobrenomes. Os trabalhadores do CRUEL (pessoas que os enviavam para  a Clareira) mandavam garotos por meio do elevador, mas nunca garotas... ate que chegou Teresa (Kaya Scodelario) com um recado que assustou e deixando a impressão que dali para frente as coisas mudariam, e realmente mudaram, Thomas passou uma noite no labirinto, verdugos parecendo mortos começaram a aparecer em plena luz do dia, em seguida, o sol parou de nascer, as portas pararam de se fechar a noite e os verdugos começaram a levar os garotos, um por um, noite a noite, isso fez com que os Clareanos tomassem coragem e enfim seguissem as pistas e descobertas que os levariam a saída, era um plano extremamente arriscado, mas precisavam tentar.




      Depois de muita, muita, mas realmente muita luta 18 dos Clareanos conseguiram sair do labirinto, na verdade 19, porém que um morre, o que é triste, pois ele é um daqueles personagens fofos e que você fica super triste quando morre, Chuck. 



O garoto era grande amigo de Thomas e o mesmo ficou muito chateado com sua morte, ate porque foi meio que para salva-lo.




      Enfim... os que saíram ficam felizes pelo feito e nós leitores também, porém que na ultima pagina uma surpresa nos espera... infelizmente eles não saíram do "jogo" e sim, completaram a primeira fase. Assim como os personagens, no primeiro livro, não descobrimos o motivo pelo qual CRUEL os colocou nessa, por enquanto, a única coisa que sabemos é que eles são do bem... quer dizer, isso é o que eles afirmam ser.


      Poucos clareanos conseguiram sair do labirinto e entre os que ficaram está Alby, que era meio que o líder da Clareira. 




      Newt era meio que um vice-líder e esse era super amigo de Alby, mas felizmente ele conseguiu sair vivo. 


      A próxima "aventura" dos jovens exclareanos é em um deserto e muita coisa virá pela frente, descobertas sobre CRUEL, lembranças sobre suas vidas e muitoooo mais...



     
      Em setembro de 2014 Maze runner também chegou aos cinemas com o primeiro filme "Maze Runner: Correr ou Morrer" e esse ano não podia ser diferente, dia 17 de setembro (um dia antes do que nos EUA) o segundo filme será lançado no Brasil "Maze Runner: A prova de fogo" e vocês não podem perder. Eu estou morrendo de ansiedade para que chegue dia 17. 

      Eu gosto muito de histórias desse tipo, ficção, e essa fez eu me apaixonar... Tanto o livro quanto o filme são ótimos, eles tem um diferencial, não são clichês em nenhum aspecto, é um enredo envolvente, emocionante e cheio de surpresas. Você termina de ler um livro e já quer o outro. 

       Abaixo os trailers do filme:


                                   Primeiro trailer


                                   Segundo trailer

      Espero que tenham gostado e que se ainda não leram/assistiram que façam...
  
      OBS.: Não sei o que acontece, mas todo papel que o Dylan O'brien faz eu gosto. O que é isso, gente? Fico em dúvida se gosto mais do Dylan ou dos personagens. rs
      
                                                                                                                           

                    M. E.
                                                                                                                          Beijos!
 

quarta-feira, 9 de setembro de 2015

                       Extraordinário


                                   


    Olá pessoal!
    Faz um tempinho que não posto algo por aqui, mas hoje voltei para falar de dois livros que me apaixonei de verdade: O Extraordinário e 365 Dias Extraordinários.

    Extraordinário:

                                   


    O próprio nome já diz e o livro realmente é extraordinário.
    Esse pequeno livro conta a história de um menino chamado August que nasceu com um síndrome de genética cuja sequela é uma deformidade facial, que lhe impôs diversas cirurgias e complicações médicas, por isso ele nunca frequentou a escola de verdade. Todo mundo sabe como e ser um aluno novo, mais ainda quando se tem um rosto diferente. Quando começa a estudar August tem uma missão nada fácil pela frente: convencer seus colegas de que, apesar da aparência incomum, ele é um menino igual a todos os outros.
    Preciso admitir que amei esse livro, ele mostra para todos como é difícil para uma pessoa diferente enfrentar seus medos, o livro também mostra um outro fato do nosso dia-a-dia, a dificuldade de uma criança ou de um adulto arrumar amigos por causa de suas diferenças. 


    365 Dias Extraordinário:

                                 


     Um livro inspirado pelo inesquecível best-seller Extraordinário, aqui estão 365 preceitos – princípios a serem seguidos – que vão iluminar, encorajar, confortar e desafiar os leitores todos os dias do ano. Há uma mensagem para cada pessoa aqui, palavras de sabedoria retiradas de músicas, grandes obras da literatura, inscrições em tumbas egípcias, frases de biscoitos da sorte, de alguns personagens de Extraordinários e de mais de cem leitores que enviaram á escritora R.J. O livro de preceitos do Sr.Browne é uma celebração de gentileza, da esperança, da bondade, da força de vontade e do poder do amor.
     Amei esse livro pelo fato de conter somente frases, são frases que fazem todos nós pensarmos um pouco, tentando decifrar a essas.


     Espero que gostem do livro como eu gostei. Você que já leu um dos livros ou os dois, indiquem para mais pessoas! Quem sabe quanto mais pessoas lerem, o Extraordinário talvez possa sentir a solidão das pessoas que sofrem com preconceitos e racismos.


                                  




Beijos

Maria Luiza

terça-feira, 1 de setembro de 2015

Um filme para ver:

      Olá, pessoal!
      Um filme ótimo que está em cartaz esses dias e que vale a pena ser visto é a adaptação do livro "O pequeno príncipe". O livro é extremamente fofo e o filme parece ser ainda mais. O princepezinho mora sozinho em um planeta, apenas com a companhia de uma rosa, na qual ele tem o maior cuidado e amor, depois ele decide ir para outros planetas e lá encontra várias pessoas de histórias e personalidades diferentes.


      Quando li o livro o achei um pouco sem sentido, mas após um tempo percebi, pelo menos ao meu ver, que a história pode ser interpretada de várias formas. Imagino que talvez os planetas não signifiquem literalmente planetas e sim alguém quem se fecha em seu próprio mundo ou que é solitário, que não tem família. Gostei de fazer a leitura, pois o livro é cheio de ensinamentos por trás do enredo, o príncipe nos ensina a valorizar as pequenas coisas, como a rosa, nos ensina e cortar o mal pela raiz, quando ele ainda está pequeno e pode ter um fim, nos ensina também que as vezes temos que suportar algumas coisas para que possamos ter um bem maior... escolhi alguns trechos do livro nos quais acho super fofos, veja!


"O essencial é invisível aos olhos"  

"A gente só conhece bem as coisas que cativou - disse a raposa.
- Os homens não têm mais tempo de conhecer coisa alguma.
Compram tudo já pronto nas lojas. Mas como não existem lojas de amigos,
os homens não têm mais amigos. Se tu queres um amigo, cativa-me!"

"Talvez esse homem seja mesmo um tolo. No entanto, é menos tolo que o rei, que o vaidoso, que o empresário que o beberrão. Seu trabalho ao menos tem um sentido. Quando acende o lampião, é como se fizesse nascer mais uma estrela, ou uma flor. Quando o apaga, porém, faz adormecer a estrela ou a flor. É um belo trabalho. E, sendo belo, tem sua utilidade."
"Ah! Pequeno príncipe, assim eu comecei a compreender, pouco a pouco, os segredos da tua triste vidinha. Durante muito tempo não tiveste outra distração a não ser a doçura do pôr do sol."
"É preciso que eu suporte duas ou três larvas se quiser conhecer as borboletas. Dizem que são tão belas."
" – As pessoas veem estrelas de maneiras diferentes. Para aquelas que viajam, as estrelas são guias. Para outros, elas não passam de pequenas luzes. Para os sábios, elas são problemas. Para o empresário, eram ouro. Mas todas essas estrelas se calam. Tu, porém, terás estrelas como ninguém nunca as teve..."
                               

      No filme, adicionaram a personagem de uma menina, que cheia de tarefas escolares quase não possui tempo de fazer amigos, ate que ela faz um e vive grandes aventuras, como você pode ver um pouco no trailer.


      Alguns youtubers postaram videos falando sobre o livro/filme e eu gostei muito desses:






      Enfim... acredito que vale super a pena ver e sei que o filme vai encantar a todos. Apesar de que muitas pessoas acham que o filme/livro é infantil e chato, assim como eu achava ser antes de ler o livro, ele vai mostrar que não é bem assim, como percebi depois que o li, o bonito da história é exatamente essa coisa de ser criança, de imaginar e ter tempo para reparar nas pequenas coisas. Para mim o maior ensinamento que ele nos trás, entre outros, é o de que precisamos manter o nosso espirito de criança, mesmo depois de crescidos. 

      Espero que vocês assistam e que gostem! 

                                                                                                                     Beijos!