Pesquisa:

terça-feira, 12 de janeiro de 2016

Quem é você, Alasca?

      Olá, pessoal!

      No post de hoje falarei sobre um livro que considero muitoooo bom, que é: Quem é você, Alasca?
(Spoilers, cuidado!)


      O livro conta a história de Miles que é um adolescente sem amigos e um tanto quanto estranho, se você olhar pelo lado de que ele coleciona últimas palavras, ele passa grande parte de seu tempo lendo biografias e delas ele tira suas conclusões sobre a vida, como por exemplo: "O grande talvez" que significa meio que mudar de vida, alcançar algo extraordinário e inesperado. Miles decide ir em busca desse grande talvez e resolve ir para a escola em que seu pai se formou, um internato.
      Depois de um tempo nesse novo colégio Miles deixa de ser o garoto sem amigos e consegue se encaixar em um grupo, o problema era que as pessoas que participavam deste eram rebeldes, aqueles que pregavam as melhores peças e que burlavam ate as mais rígidas das regras.
      Alasca é uma dos novos amigos de Miles e a mais perversa deles, uma garota incrivelmente bonita aos olhos do Gordo (apelido dado a Miles por ele ser muito magro) e cheia de mistérios. Para que os amigos não se distanciassem dele e também para fazer com que Alasca o note, Miles passa a ser indisciplinado. Eles bebem, fumam, pregam os melhores trotes, assistem pornô, se tornam os melhores amigos e Alasca continua a ser enigmática, como na frase abaixo.

"Vocês fumam para saborear. Eu fumo pra morrer."

      A obra é dividida em duas partes que são tituladas como "Antes" e "Depois" e no inicio de cada capitulo existe uma numeração, tipo: "100 dias antes", mas antes e depois do que? Só posso dizer que é antes e depois do acontecimento mais marcante do livro.



      Mesmo gostando muito de Alasca, Gordo decide se envolver com Lara que era uma garota legal, mas nada que se possa comparar a tão sonhada Alasca Young, que tinha namorado, só pra constar.
   
      Miles sobre ele e Alasca:




      Em certa noite eles estavam muito bêbados e Alasca acaba beijando Miles, ele fica extremamente contente, mas o beijo logo acaba e a garota o promete continuar depois. Ela diz que precisa sair o mais rápido possível e de carro, então os amigos a ajudam a escapar sem que fosse vista por autoridades da escola, mas no dia seguinte Miles recebe uma noticia indesejada e se arrepende amargamente em ter ajudado a garota a fugir, mas o tempo não volta e aquele beijo que continuaria...


      Sobre Alasca Young e sua mãe:

       -Quando Alasca tinha 6 anos sua mãe começou a passar mal em casa, mas ela não sabia o que estava acontecendo e por isso não ligou pra ninguém e quando seu pai chegou, a mãe já estava morta, então seu pai a culpou e disse que ela havia matado sua mãe por não ter chamado ajuda enquanto havia tempo.

      -O aniversário de morte da mãe de Alasca era justo no dia em que ela saiu as pressas de noite num carro.
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


      "Quem é você, Alasca?" é um livro fascinante e um dos poucos em que o título realmente faz ligação a história, pois neste, mesmo em seu fim, nós não descobrimos quem realmente era Alasca Young, mas vou me arriscar a dizer um pouco do que sei: Ela era uma garota maravilhosa, de opinião forte, que escondia sua sensibilidade por trás da rebeldia, era cheia de dúvidas e guardava uma grande dor em seu coração.

      Apesar das partes bobas desse livro, ele nos mostra muitas coisas boas, como a amizade, o amor e a reparar em quem as pessoas realmente são, pois elas podem esconder muito bem seus verdadeiros sentimentos.




      Desde que a adaptação de "Cidades de papel" estreou nos cinemas estamos nos perguntando qual será o próximo livro de John Green a virar filme e torço muito para que seja este.

      Espero que gostem...

                                                                                             Beijos!
                                                 
                                                                                                         M.E.

Nenhum comentário:

Postar um comentário