Pesquisa:

sexta-feira, 20 de maio de 2016

Os 13 porquês

        Olá, pessoal!

        Hoje, falarei sobre o livro ma-ra-vi-lho-so do autor Jay Asher, Os 13 porquês:



     A história começa quando Clay está num correio enviando uma caixa ao próximo "responsável" pela morte de Hannah, mas quem era essa garota? Por que ela morreu? O que tinha nessa caixa? 
      Só depois isso é respondido e... irei dizer aqui apenas o básico:

      Dentro da caixa de sapatos recebida por Clay existiam 13 fitas e uma lista de pessoas nas quais deveriam receber, ouvir e em seguida enviar as mesmas para o próximo da tabela, caso isso não fosse feito, os danos seriam muito piores. 
      Ao ouvir a introdução de toda a história narrada nas fitas, Clay percebe que aquilo foi feito para todas as pessoas que um dia já magoaram Hannah Baker e é a própria que conta tudinho para eles. A garota se suicidou e ao perceber que podia ter sido um dos culpados por aquilo, Clay fica desesperado. Ele escuta tudo em apenas uma noite e nós, leitores acompanhamos tudo o que ele ouve. 



   
      A obra trás um bom mistério a ser desvendado e isso é magnifico. Gostei bastante de realizar essa leitura e é interessante poder ter uma ideia do que as pessoas que se suicidam sentem, Hannah via-se rejeitada, contudo teve atitudes muito precipitadas e em alguns momentos uma enorme raiva dessa personagem nos invade. 
      Algumas coisas que as pessoas fizeram e falaram sobre Hannah não foram legais, entretanto tenho que admitir que ela permitia que fizessem isso. Ao pensar um pouco mais sobre a história, chego a conclusão de que ela procurava culpados por sua morte, porém a real responsável era ela mesma.
      Antes de ler o livro achei que coisas muito horríveis aconteceriam a ela, mas ocorrem situações pelas quais qualquer um pode passar e acredito que o grande erro dessa garota foi permanecer calada, ela deveria ter respondido quando a insultaram, feito um escândalo quando a tocaram sem permissão e o principal: ela deveria ter procurado ajuda. 
      Hannah era egoísta ao extremo e acreditava ser a única pessoa do universo a possuir problemas e o livro deixa isso bem claro, a começar pelo fato de que ela responsabiliza seus "amigos" por sua morte. Imagine o quão ruim deve ser descobrir que alguém se matou por sua culpa. Sem falar que ela não pensou na dor que seus pais sentiriam em nenhum momento.




      Apesar de tudo, essa é uma ótima obra e o final nos surpreende, é uma conclusão simples, mas que nos leva a uma reflexão além apenas das letras escritas na folha.






                                                   " Se meu amor fosse um oceano, 
                                                     não haveria mais terras.
                                                     Se meu amor fosse um deserto,
                                                     você só enxergaria areia.
                                                     Se meu amor fosse uma estrela,
                                                     tarde da noite, luz apenas.
                                                     E se meu amor pudesse criar asas
                                                     Eu estaria voando nas alturas."

 


      Vale a pena ler "Os 13 porquês"!






                                                      Espero que gostem.

                                                                              Beijos!
                                                                                             M.E.







     
        

domingo, 1 de maio de 2016

Como eu era antes de você

 Olá, queridos leitores!
 Hoje vou falar um pouco sobre o livro "Como Eu Era Antes de Você", da Jojo Moyes.
 Esse livro é APAIXONANTE. Sempre que me pedem para recomendar algum livro é o primeiro que me vem em mente.



     Essa linda e bela história conta a vida de Will Traynor que sofre um grave acidente que o leva a ficar tetraplégico e de Louisa Clark (Lou) que mora em uma pequena cidade turística do interior que girava em torno de um Castelo histórico, tinha 26 anos, trabalhava em um café há 6 anos até que em um dia ela se vê sem emprego, tendo que procurar um trabalho qualquer para ajudar nas despesas da casa.
     Lou arranja um emprego de cuidadora de um tetraplégico, mas mesmo não tendo experiência nenhuma com "tetras" ela é contratada pela Sra. Traynor (mãe de Will) e assim acaba se esbarrando com o boy.
     No seu primeiro dia de trabalho Lou acaba não gostando do seu emprego já que o Will é muito hostil, amargo e agressivo com ela, mas não tendo outra opção em arranjar dinheiro para sustentar ela e sua família Lou decide ficar e aguentar firme. No desenvolver da história Will e Lou vão construindo uma relação intensa de amizade que acaba se tornando amor.
     Em um certo dia Lou descobre que Will tinha dado 6 meses para que seus pais se despedissem dele e se acostumassem com a ideia de não vê-lo nunca mais e assim se suicidar na clínica de Dignitas, na Suíça. Lou fica arrasada e se vê na obrigação de convencer Will a mudar de ideia, mostrando que ele tem motivos para viver e ser feliz.
 

    Um pouco de Spoiler: 

    Admito que fiquei arrasada com o final da história, chorei muito, joguei o livro na parede, mas depois pude entender o que Will estava sentindo.
    Imagine o quão triste é saber que depois de um acidente você nunca mais poderá andar, fazer o que mais gosta e ainda ter que depender de outras pessoas para tomar banho, se vestir, comer,descobrir que mesmo com fisioterapias nunca poderá voltar a andar ou recuperar o movimento das mãos, que ao passar do tempo pode correr o risco de tudo piorar.
    Will não sofrer, ou fazer aqueles que o amava sofrer.
    Mesmo sendo um decisão muito dolorosa, talvez tenha sido a melhor escolha.



"Você só vive uma vez. É sua obrigação aproveitar a vida da melhor forma possível." - Como Eu Era Antes de Você








       Fiquei com tanta vontade de ler o livro quando descobri o trailer do filme, que será lançado no dia 16 de junho, desse ano.
       Os atores que farão os personagens principais são: Emilia Clarke (Louisa Clark) e Sam Claflin (Will Traynor).Assim meu coração não aguenta de ansiedade!




        Logo abaixo se encontra o trailer do filme. E ele é tão lindo que ate quem ainda não leu o livro vai se apaixonar.



      Mesmo com o final triste, vale muito apena ler o livro. Uma história de amor, aprendizado e perda.
      Você vai rir, chorar, mas no final vai se apaixonar.
      Espero que tenham gostado.


Beijos,
Maria Luiza